Pine Chemicals

Os negócios da Harima foram estruturados com base em pine chemicals


Pelo termo “pine chemicals” entende-se como colofônia, ácidos graxos, terebintina e outras substâncias químicas úteis obtidas a partir do pinnus.

Nós consideramos o pinnus um presente da natureza, nosso estimado parceiro. Assim sendo, procuramos encontrar um equilíbrio harmonioso entre a tecnologia e a natureza em esforços para maximizar a utilização dos recursos químicos que este pode oferecer.


Pinnus são recursos naturais notavelmente renováveis


Diferentemente de combustíveis fósseis como óleo e carvão, que eventualmente irão se esgotar, o reflorestamento torna o pinnus um recurso verdadeiramente renovável, com um ciclo de vida de 20 a 30 anos. Nosso negócio envolve tomar os numerosos recursos químicos oferecidos pela árvore e desenvolvê-los em uma gama de produtos que abrangem desde resinas e vários aditivos utilização na fabricação de papel, até materiais eletrônicos e outros materiais úteis para o dia a dia.


Tipos de Resina


A colofônia é classificada em três tipos, baseado no método de extração. A colofônia de goma resina é obtida pela destilação da goma crua, coletada de pinnus vivos. A colofônia de tall oil é obtida pela destilação de tal oil* que é um coproduto do processo de fabricação da polpa kraft. A colofônia de madeira é obtida pela extração por solvente de tocos de madeira de pinnus que então é destilado.

A colofônia de goma resina (informalmente conhecida como breu) é a mais antiga e a mais consumida no mundo atualmente.

*O termo tal oil é proveniente da palavra sueca Talloja, que significa óleo de pinnus.